quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Crítica: «O Beijo das Sombras»

«Terceiro volume da série Academia de Vampiros (Academia de Vampiros, O Beijo Gelado) dá continuidade às aventuras e desventuras das amigas Rose e Lissa, uma noviça Damphir e uma Moroi da realeza.
Para Rose Hathaway a formatura aproxima-se a passos largos. Dentro de poucas semanas pode, finalmente, ver cumprido o objectivo de se tornar na guardiã da sua melhor amiga Lissa.
Contudo, ao contrário do que seria de esperar, o seu estágio não começa nada bem. A atribuição do Moroi a proteger durante o mesmo, não é a esperada e como se não bastasse, Rose pensa que enlouquece quando começa a avistar fantasmas. Além de tudo isto, esta promissora Damphir, tem ainda de lidar com a sua complicada relação com Dimitri e com a possibilidade do seu inimigo Victor Dashkov sair em liberdade.
Entretanto, Lissa Dragomir prossegue a sua busca por informação acerca do elemento espírito, no qual se especializou, e troca conhecimentos e truques com Adrian Ivashkov, o mais recente utilizador do espírito descoberto.
A leitura de O Beijo das Sombras revelou-se uma agradável surpresa. As expectativas não eram muitas, tendo em conta os dois volumes anteriores. O arranque foi um pouco lento, mas a pouco e pouco o ritmo foi aumentando e tornou-se cada vez mais difícil largar esta obra. O interesse no enredo aumentou, a sua previsibilidade diminuiu e as personagens sofreram uma evolução significativa.
Apesar de substancialmente melhor, este continua a ser um livro de alguma simplicidade, cujo principal objectivo se foca no entretenimento do leitor. No entanto, devido às melhorias acima referidas é esperado um aumento de complexidade nos volumes vindouros.
É de lamentar contudo, uma falta de atenção considerável na revisão deste livro, pois muitas foram as gralhas encontradas no decorrer da sua leitura.
O Beijo das Sombras é sem dúvida um livro muito agradável, que abre caminho para um desenrolar da série bastante interessante e convidativo.»
Rita Verdial, blogue Bela Lugosi Is Dead, 2010

3 comentários:

Rita V. disse...

Olha,é o meu texto ^^

Gosto bastante do novo blog para a série. Está muito mais apelativo que o anterior!
Assim é mais provável atraír os fãs e mesmo cativar novos :)

Espero ver este novo blog activo!

Anónimo disse...

eu ja li todos os livros da serie, e pessoalmente axo k este foi um dos melhores

Anónimo disse...

eu também já li todos os livros de VA e agr estou a espera que os benditos saiam em portugal pra os poder ter na minha prateleira . embora tenha adorado todos sem duvida que este foi de todos o meu preferido . . . o livro em que a rose finalmente tem tudo o que precisa para ser feliz e de um momento pro outro tudo se vai . e ela toma a melhor atitude possivel ^^ sem duvida que a richelle para mim e' a melhor escritora do tipo na actualidade tem uma escrita simples clara e apelativa .

Shi